Compostagem, Húmus e Substratos foram temas de cursos ministrados pelo SENAR durante o mês do Meio Ambiente

Data: 20/06/2023

Durante a semana passada, entre os dias 12 a 17 de junho, a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento de Meio Ambiente promoveram, em parceria com o SENAR, dois cursos de “Compostagem, Húmus e Substratos”, sendo o primeiro realizado no IFRS – Campus Sertão, para estudantes e servidores federais e municipais, e o segundo realizado na Sede do Sindicato dos Produtores Rurais e no pátio da Secretaria Municipal de Obras e Viação, para os Técnicos Municipais e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Todo o conhecimento adquirido com estes cursos será, aos poucos, repassado à população, especialmente da área urbana, com o objetivo de reaproveitar o lixo orgânico das residências para produção de húmus e composto, reduzindo o volume de resíduo entregue na coleta convencional.

Atualmente o município paga à Copercicla, por kg de resíduo coletado, sendo que em 2022 das 760 toneladas entregues, 80% corresponderam ao resíduo orgânico e rejeito. Ações como a compostagem poderão gerar economia ao poder público permitindo investimentos em outras áreas.

Para os munícipes que aderirem à ideia, a compostagem produz adubo orgânico (húmus e/ou composto) que pode ser utilizado na horta e jardim das residências.

Para maiores informações e orientações de como realizar a compostagem procure sua ACS ou o Departamento Municipal de Meio Ambiente.

Nas fotos estão os participantes dos cursos juntamente com a Instrutora do SENAR a Engenheira Ambiental e Sanitarista Daniela Sartor, que também é Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental.

Gallery big 80aa8ebcb41d1627d5276d773efe2d36
WhatsApp Image 2023-06-17 at 09.59.59 (1).jpeg