Sertão decreta situação de emergência devido à estiagem

Data: 22/02/2023

O Prefeito Municipal de Sertão, Edson Luiz Rossatto assinou o Decreto Executivo Municipal n° 008/2023 de 17 de fevereiro de 2023, o qual declara situação de emergência devido à estiagem que assola o município.

Após levantamento de dados realizado pelo Escritório Municipal da Emater, Secretaria Municipal de Agricultura e Defesa Civil Municipal, evidenciou-se que a estiagem está causando sérios danos sociais e econômicos, no setor agropecuário, abrangendo as culturas de soja, milho grão e silagem, pastagens e nas atividades de leite e corte expandindo as consequências para toda a população.

O prejuízo calculado foi de aproximadamente R$ 120.000.700,00 (cento e vinte milhões e setecentos reais). Cerca de 1.020 famílias rurais sofrem algum tipo de perda em função da estiagem. Várias propriedades estão com o racionamento de água, para dessedentação animal e consumo humano.

Conforme o Prefeito Municipal, Edson Luiz Rossatto nos últimos anos o município foi seriamente atingido pela estiagem, o que vem agravando as perdas a cada ano, assim sendo, estamos decretando situação de emergência para podermos prestar assistência devida aos atingidos.

Gallery big d2c59eb33ceab5b45dc6cafcc3b5228f
Estiagem (6).jpeg