MUNICÍPIO DE SERTÃO REALIZA SEMANA LIXO ZERO

Data: 27/10/2022

Durante os dias 25, 26 e 27 de outubro ocorreram diversas atividades na comunidade escolar com objetivo de mobilizar, provocar novas atitudes e promover a prática do Lixo Zero no município. Ações da SEMANA LIXO ZERO ocorrem nesta data em todo o território nacional criando um momento simultâneo de discussão e mobilização.

Na nossa comunidade as seguintes atividades foram desenvolvidas:

No dia 25, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de uma palestra com a Professora Dra. Angelica Fátima Mantelli Streit, do IFRS-Campus Sertão, sobre a temática de Separação de Resíduos Sólidos.

No dia 26, durante todo o dia, os estudantes realizaram caminhada pela área urbana e entorno das Escolas de Ensino Fundamental Linha Secco e Engenheiro Luiz Englert, coletando os resíduos jogados no ambiente de forma inadequada. Conforme o relato de alguns estudantes, foram encontrados diversos tipos de resíduos, entre eles garrafas pet, papel de bala, latinhas, sacolinhas plásticas, papelão e vidros que poderiam ser reciclados e gerar renda para famílias necessitadas. Também foram coletados resíduos de roupas, calçados, restos de móveis e outros que deveriam estar sendo entregues na coleta de lixo urbano e foram descartados incorretamente no ambiente.

No dia 27, durante a tarde, foi realizado o encerramento das atividades com o relato de experiência dos estudantes participantes da coleta e com uma passeata, realizada pelas Escolas Estaduais Bandeirantes e Ponche Verde e por servidores municipais. Foi demonstrando o volume de resíduos coletados, um total de cinco bags, passando pelas ruas do centro da cidade. Durante o relato de experiências foi citado que em alguns locais com menos visibilidade, como atrás de muros, no meio de canteiros de flores, e proximidades de lojas de conveniência e bares, havia uma quantidade maior de resíduos, sendo estes locais os que deverão receber maior atenção em ações futuras de gestão urbana e educação ambiental. Foi relatado também que haviam resíduos com depósito de água parada, tornando-se locais de criação de vetores, especialmente do mosquito Aedes aegypti, transmissor de várias doenças graves.

A Secretaria de Agricultura - Departamento de Meio Ambiente e a Secretaria da Saúde agradecem a presença e colaboração de todos que participaram das ações durante toda a semana. Permanece o desejo e o convite para que possamos olhar com mais atenção para o descarte correto dos resíduos produzidos em nossas casa e comunidade. Os dias de coleta na área urbana são terças, quintas e sábado para o lixo orgânico, e sexta-feira para o lixo reciclável/seco. Em Engenheiro Luiz Englert a coleta ocorre três vezes na semana e na zona rural a coleta de lixo reciclável ocorre mensalmente.

Faça a sua parte e colabore com a destinação correta dos resíduos sólidos!

Gallery big baeee39864c7c83672f097bf9b13af3e
WhatsApp Image 2022-10-27 at 16.39.18.jpeg