FUNCIONÁRIOS E EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SERTÃO RECEBERAM CAPACITAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS

Data: 23/08/2022

Os educadores, monitores, motoristas, merendeiras, pessoal da limpeza da rede municipal de ensino de Sertão receberam na noite do dia 28 de julho, uma Capacitação em Primeiros Socorros promovida pela Prefeitura Municipal de Sertão. Muitas foram as pessoas que participaram do curso que atende à Lei Lucas, que aconteceu no Auditório da UNIDEAU em Getúlio Vargas.

Segundo a coordenadora do curso Professora Patrícia, o treinamento teve o intuito de preparar os educadores e funcionários para situações de emergência. “Ao realizar essa capacitação, os participantes mudam seus conceitos sobre a necessidade de intervir no primeiro momento de emergência e passam a multiplicar essas informações de maneira adequada”. O curso abrangeu uma parte teórica e prática.

A importância das escolas se capacitarem por meio de um treinamento qualificado e com profissionais reconhecidos pelo trabalho também foi ressaltada pela coordenadora que ministrou o curso. “Essas práticas salvam vidas e devem ser feitas seguindo uma orientação correta e sempre com segurança, tanto da pessoa que sofreu o agravo quanto de quem está prestando socorro”.

“Receber a capacitação da Lei Lucas foi extremamente importante para capacitar nossos educadores e funcionários, com o objetivo de fornecermos um atendimento cada vez mais seguro e eficiente nos primeiros socorros”, ressaltou Rosana Serro Rossatto, Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, de Sertão.

A Lei Lucas foi criada em 2018 e trata da obrigatoriedade de treinamento em primeiros socorros para professores e funcionários de escolas de educação infantil e básica, públicas ou privadas e também de qualquer tipo de estabelecimento de recreação infantil, além do quadro administrativo e operacional.

O menino Lucas, que dá nome à lei, morreu aos dez anos, em setembro de 2017, com asfixia causada por engasgamento, durante um passeio escolar promovido por escola particular em São Paulo.

Confira os depoimentos dos professores das escolas que realizaram essa capacitação:

Para os professores da EMEF Linha Secco “A Lei Lucas tornou obrigatória a formação em Primeiros Socorros, mas essa formação deveria ser feita sem obrigatoriedade devido à grande importância que tem no nosso dia a dia de profissionais de educação. Tivemos um momento muito significativo e de muito conhecimento, pois o conteúdo e a prática foram explanados e exemplificados pelas professoras e estudantes de forma bem clara e sucinta. Tudo o que nos foi passado e o que podemos realizar na prática são vivências que acontecem nas escolas e precisamos saber como agir corretamente. Agradecemos a oportunidade”.

Para a EMEI Tia Bina, “a Lei Lucas foi instituída em 04 de outubro de 2018, sendo a obrigatoriedade em estabelecimentos públicos e privados de ensino infantil e fundamental a capacitação de docentes e funcionários em atendimento de primeiros socorros. Tivemos a formação para todos os profissionais ligados a educação na Faculdade Ideau. As explanações feitas pelas profissionais que ministraram a formação foram de suma importância, pois tiveram clareza nas explicações e depois tivemos a prática, e tudo que se une a teoria e prática fica mais claro e de fácil compreensão. Nós aqui da EMEI Tia Bina, gostamos muito dessa formação, pois tiramos dúvidas e compartilhamos experiências vividas no dia a dia”.

Para a EMEF João Antônio De Col “A Lei Lucas tornou-se obrigatória por motivo de uma fatalidade e ao meu ver deveria ter sido implantado há muito mais tempo. O sistema básico de primeiros socorros deveria ser uma cadeira na faculdade. O aprendizado com essa formação. Além de muito relevante, nos deixa mais aliviados por termos colegas que podem vivenciar e nos auxiliar em um momento de emergência onde podemos ficar ansiosos diante das situações. Agradecemos a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, pela ótima formação”.

Gallery big 161921bd2ba80a503c3699e5fb770cdb
300008865_490396629760356_3772516653322858068_n.jpg