CURSO DE PANIFICAÇÃO É REALIZADO PARA COZINHEIRAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Data: 05/02/2024

A Prefeitura Municipal de Sertão, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, sob a coordenação da nutricionista responsável técnica pela alimentação escolar Joane Coleone, ofertou às merendeiras das escolas municipais de ensino um curso sobre panificação caseira.

O curso aconteceu durante os dias 31 de janeiro, 01 e 02 de fevereiro, na cozinha da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania foi ministrado pela professora do SENAR Clarice Steffens, através do Sindicato Rural de Sertão/Coxilha.

Durante o curso as merendeiras aprenderam na prática diversas receitas que podem ser executadas nas preparações da alimentação escolar, das Escolas Municipais, com o objetivo de implantar novas receitas nos cardápios escolares, que garantam um valor nutricional adequado, garantindo aos alunos uma alimentação adequada e saudável.

Inicialmente a professora apresentou o SENAR e como são realizados os cursos. Após iniciou-se o curso trazendo um pouco a história da panificação, como deve ser a higiene pessoal dos manipuladores de alimentos, a higienização dos utensílios, equipamentos e ambiente de trabalho.

No trabalho prático, algumas preparações realizadas foram pães diversos, cucas, sonhos, panetone, dentre outros. Também foram ressaltadas nestas preparações maneiras de evitar o uso de açúcares e leite para os intolerantes à lactose.

Foram repassadas informações sobre as Boas Práticas para Manipulação de Alimentos, para que todos os processos de preparo de alimentos sejam realizados da maneira correta, livre de contaminantes, garantindo uma alimentação saudável, adequada e segura a todos os alunos que consomem a merenda escolar.

A Prefeitura Municipal de Sertão e a Secretaria Municipal de Educação agradecem a presença das merendeiras que se fizeram presentes e o Sindicato Rural de Sertão/Coxilha pela parceria na realização de mais este curso.

Gallery big a4d0953354881632e436a25b6dc1a06e
01 (9).jpeg