Amau reúne prefeitos na ExpoAgro Sertão

Data: 08/12/2023

A ExpoAgro Sertão Fenaser 2023 sediou a reunião da Amau nesta sexta-feira (08), no Sindicato dos Municipários, no Parque de Exposições. O presidente da Amau e prefeito de Barra de Rio Azul, Marcelo Arruda, juntamente com o anfitrião, prefeito de Sertão, Edson Rossato, acolheram os colegas da região.

Também prestigiaram o encontro, o secretário adjunto de Desenvolvimento Rural do estado, Lindomar Moraes, o deputado Dirceu Franciscon, deputada estadual delegada Nadine, deputado Mateus Wesp e o ex-prefeito de Sertão e ex-deputado Gilberto Capoani, além de lideranças regionais.

Temas como a reforma tributária, as dificuldades dos municípios em relação às chuvas e o plano safra estiveram em debate. Após os pronunciamentos aconteceram apresentações de projetos do Departamento de Turismo de Sertão e do IFRS. Membros do Departamento Municipal de Turismo realizaram uma apresentação sobre a potencialidade do turismo na “Terra das Altas Produtivas. Segundo o departamento, o trabalho iniciou com mapeamento dos potenciais turísticos do município. O inventário municipal foi feito pela Secretaria de Educação e houveram diferentes fases de desenvolvimento o que colocou Sertão no mapa do turismo no Norte Gaúcho e em nível nacional.

Houveram inúmeras capacitações com Senar, agregando as famílias ao turismo rural. O município conta atualmente com Centro de Acolhimento ao Turista (CAT) e Casa do Artesão.

Sertão apresenta a rota turística “Caminhos de Sertão” idealizado com apoio do Fórum Regional de Turismo. O Grupo de Agroturismo de Sertão conta com oito propriedades e cinco agroindústrias. Os empreendedores investiram cerca de R$ 1milhão em melhorias nas infraestruturas locais para bem acolher os visitantes. Mais de 15 mil turistas estiveram no município em 2023.

IFRS apresenta projeto para Curso de Medicina Veterinária

IFRS apresenta projeto para Curso de Medicina Veterinária Há 66 anos em Sertão, o Instituto Federal - Campus Sertão é marca vivia e histórica da comunidade sertanense. O diretor geral do IFRS, Odair José Spenthof, falou aos prefeitos sobre a viabilidade do curso de Medicina Veterinária, ser ofertado no campus.

O IFRS possui 17 unidades no RS somando mais de 22 mil estudantes. Em Sertão são 1.200 alunos. O carro chefe é o curso Técnico em Agropecuária. São sete cursos superiores, na área da agropecuária, da educação e da tecnologia além de três cursos de especialização.

O Campus Sertão atende a 150 municípios da região. O diretor destacou a vocação e potencialidades locais para promover o curso de Medicina Veterinária. “Temos uma região propícia e com força na agricultura familiar. Temos laboratórios de referência. O curso de Medicina Veterinária vai atender as demandas da nossa região”, afirmou otimista.

Durante o encontro o presidente da Amau, Marcelo Arruda, destacou a vocação cultural da região que está sendo potencializada em diversas frentes. “Temos batalhado e sensibilizado os empreendedores. Estamos avançando muito bem a exemplo de Sertão com o turismo regional”, pontuou.

Em relação ao projeto do Curso de Medicina Veterinária, Arruda disse que os prefeitos irão assinar uma moção de apoio ao IFRS para aprovação em Brasília junto ao Ministério da Educação.

Serão necessários mais R$ 2,7 milhões para estruturar o curso contando com os recursos já existentes do Campus.

Após a reunião, os convidados participaram de um jantar de confraternização na Abertura da ExpoAgro Sertão - Fenaser 2023.

Redação: Fonte Agência de Jornalismo

Fotos: Jussara Loss