16 de dezembro - Dia do Reservista

Data: 16/12/2022
Nesse dia em 1865, nascia o poeta e distinto patriota Olavo Braz Martins dos Guimarães Bilac, que se tornou um dos maiores entusiastas e impulsionador do Serviço Militar. Celebrar essa data é um convite aos brasileiros e às brasileiras para uma introspecção à respeito da importância da defesa e do serviço prestado à Pátria e uma oportunidade de reavivar o espírito cívico-militar dos contingentes licenciados das Forças Armadas. Mediante Decreto nº 58.222 de 19/04/1966, Olavo Bilac foi consagrado Patrono do Serviço Militar, homenagem à sua dedicação e ao patriotismo, e contribuição para o crescimento da consciência cívica no Brasil, eternizada no poema “Pátria” de sua autoria: “Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste! Criança! Não verás nenhum país como este!” Comemorar o dia do Reservista, não é somente manifestação de nacionalidade, mas também um momento para se fazer um exercício de reflexão e um chamado a todos os brasileiros, preenchendo o imaginário com lembranças da juventude, dos amigos, dos ideais, do orgulho e honra de integrar as Forças Armadas. Anualmente de 9 a 16 de dezembro é realizado o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR), buscando reunir os reservistas que deixaram o serviço nos últimos cinco anos, reavivando laços e cultivando o espírito cívico. Atualmente o Serviço Militar, obrigatório para homens, reverdece e aumenta o voluntariado do segmento feminino, nas diversas organizações militares e rincões do território nacional, tem na dedicação das mulheres a reafirmação dos ideais valorosos do nosso patrono: “A todos a honra, a todos a disciplina, a todos o dever”. Neste Dia do Reservista homenageamos merecidamente àquele que revelou a todos os brasileiros a nobreza do Serviço Militar, relembrado suas sábias palavras: “O Serviço Militar é o triunfo completo da democracia, nivelamento das classes, à escola da ordem, da disciplina, da coesão, o laboratório da dignidade e o patriotismo.” (Olavo Bilac) Fonte: NE Alusiva ao Dia do Reservista (www.eb.mil.br)

Gallery big 307ca1dcec7aa4b3984c4afec532c738
319544813_1083417292348445_5687097683135367685_n.jpg