Dia do Patrimônio Cultural é realizado em Sertão com a apresentação da Oficina de Capoeira

Data: 26/08/2022

Realizou-se na tarde deste sábado, dia 20, na Praça Central Dr. Ernani Emílio Herrmann, em Sertão, uma atividade para celebrar o Dia Estadual do Patrimônio Cultural.

Este evento teve como foco, divulgar e promover o (re)conhecimento do patrimônio cultural regional, aproximando e integrando a comunidade através da Oficina de Capoeira, onde foram feitas várias apresentações.

Estiveram presentes, o Prefeito Municipal Edson Luiz Rossatto, a Primeira Dama e Secretária de Educação, Cultura e Desporto, Assistência Social e Cidadania Rosana Serro Rossatto, a Coordenadora Pedagógica de Educação Marinês Serro Algeri, a Coordenadora de Eventos Culturais Andréia Cristina Gobbo, o Professor de Capoeira Carlos Alberto Silva, popularmente conhecido como “o Professor Beto”, as crianças que fazem parte desta oficina, pais, familiares e a comunidade local.

A Sedac - Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul propôs aos municípios a integração de alguma referência de patrimônio cultural, e através desta ação, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania juntamente com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) decidiram realizar essa atividade com as crianças que integram a Oficina de Capoeira.

Patrimônio cultural são todas as referências que nos caracterizam: as paisagens onde moramos, as festas tradicionais da nossa cidade, as comidas típicas da região, músicas e danças que refletem a memória coletiva de um povo e até as lendas e histórias das gerações passadas, que são contadas e recontadas.

A Capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Através da capoeira as crianças têm a oportunidade de trabalhar a coordenação motora, aprimoramento da flexibilidade, equilíbrio e destreza, além de proporcionar criatividade e liberdade de movimentos.

A oficina de capoeira acontece uma vez por semana, no Centro Cultural, nas sextas-feiras, com duração de 1h30min, nos turnos manhã e tarde. Podem participar crianças e adolescentes com idade entre 6 a 18 anos. Essa oficina também objetiva complementar as ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, pois relacionam-se com a proteção, desenvolvimento e fortalecimentos dos vínculos familiares e sociais de crianças e adolescentes.

Agradecemos aos alunos e ao Professor por aceitarem este desafio e pela bela apresentação. Agradecemos também aos pais e familiares pelo incentivo e a todos que prestigiaram este importante evento cultural.

Gallery big c25bd77aa810bcda4909e0cc1aae8366
301019719_489682869831732_3405290713640052378_n.jpg